Fumo Zero

Nagelstein orgulha-se da erradicação do fumo em ambientes fechados

Durante sua gestão à frente da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), o vereador Valter Nagelstein deu um importante passo em defesa da saúde pública, com a idealização da Operação Fumo Zero. A ação tem como objetivo verificar o cumprimento da Lei Municipal 555/2006, que proíbe, no município de Porto Alegre, o uso de cigarros, cachimbos, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não de tabaco, em recintos coletivos e em locais de trabalho coletivo.

A Operação Fumo Zero foi instituída pela Smic em 2006, com o objetivo de orientar e fiscalizar os espaços públicos. De julho de 2006 até agosto de 2010, a Smic desenvolveu ações de caráter educativo. As atividades contaram com visitas da fiscalização ao comércio (bares/ restaurantes/ casas noturnas), entrega de cartazes e cópias da legislação. Após quatro anos de vistorias educativas, a Smic precisou realizar ações punitivas para que os cidadãos se adaptassem à Lei. “Porto Alegre conquistou uma façanha e graças ao trabalho das equipes de fiscalização da Smic e do engajamento da sociedade e dos empresários de bares, casas noturnas e restaurantes, o fumo foi banido dos recintos coletivos fechados da cidade”, comemora o vereador.

A Operação implementada por Nalgelstein acompanha uma tendência internacional de restrição ao fumo, já adotada em cidades como Nova York, Londres, Paris e Buenos Aires. Inúmeros estudos realizados comprovaram os males do cigarro não apenas para quem fuma, mas também para aqueles que se vêem expostos à fumaça do cigarro.